terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Responsabilidades

A vida é feita de apegos e desapegos e há que fazer escolhas.
O que foi ontem não é hoje e o que é hoje poderá não ser amanhã. Estamos em permanente mudança e isso faz parte da evolução de cada um de nós.
Somos o que somos e sem mudar a nossa essência podemos mudar de gostos, vontades… faz parte do crescimento individual.
Fazemos parte de um todo, uma sociedade com regras, dogmas, imposições várias. Mas nada nem ninguém poderá impedir outro alguém de tentar encontrar o seu próprio caminho.
Ainda que aos olhos dos outros o caminho não seja o melhor, cabe ao próprio decidir isso.
Cada um é dono de si e a responsabilidade das suas escolhas cabe-lhe a si mesmo. Ninguém se deve sentir responsável por ninguém.
A partir do momento em que os pássaros aprendem a voar e a procurar a sua própria comida, são postos fora do ninho e levados a construir o seu próprio abrigo, cada um por si.
Proteger as “crias” em exagero, dado-lhes de comer ao invés de as ensinar a pescar é, na minha opinião, dos piores erros que a sociedade atual comete. Cuidado e preocupação sim, carregar filhos crescidos capazes de fazer meninos, não. 
Somos responsáveis pelos filhos enquanto menores, ainda assim esses, também têm a sua personalidade, e se não a têm, estará na hora de estimular isso. 
O mesmo digo com a preocupação pelos mais próximos. Por vezes há a tendência em decidir pelos outros coisas que só eles podem decidir. Minguem é responsável por ninguém, repito, cada um que decida por si e para si. Nada de esperar nada de ninguém. Vamos lá ser responsáveis!



Sílvia Q. Sanches 07 Fevereiro 2017