quinta-feira, 17 de setembro de 2009

É preciso coerência...

Um dia destes chamaram-me a atenção para a coerência.
Que é preciso coerência nos actos e no que se diz, e que eu por vezes sou incoerente.
Fiquei a pensar nisso até hoje e resolvi "esmiuçar" a palavra coerência para ver se entendia bem a acusação que em tudo me parecia injusta.

Comecei por ver no dicionário que diz: Coerência 1 Ligação ou harmonia entre dois factos ou duas ideias; lógica; conexão; 2 regularidade no modo de agir, de sentir, etc. * Coerência textual propriedade de um texto que garante a sua unidade global e que depende tanto da intencionalidade do autor/locutor como da capacidade e das estratégias interpretativas do leitor/receptor.

Coerênte aquele que age com coerência.

Bem, vamos lá ver então se sou coerente neste meu pensamento.
*Dois factos, duas situações idênticas e a mesma forma de pensar (objectivo: não querer guerras e provocações) é ser incoerente?
*Deixar sempre claro que não gosto que me manipulem é não ser coerente?
*Saltar de uma situação que só iria provocar dor e sofrimento a muita gente, especialmente aos que mais se preza, é não ter coerência?
Pois de facto se calhar não fui realmente coerente comigo própria quando acreditei que podia transformar uma ilusão numa realidade e quando me deixei levar por mentes argutas que me toldaram temporariamente a minha verdadeira essência.
Posso não ser coerente em tudo o que penso ou faço, mas no meu entender, mudar de opinião em relação a um determinado assunto não é ter falta de coerência, é simplesmente evoluir, ou então a ciência e até a língua com que nos expressamos seriam igualmente incoerentes, ou estarei eu a cometer uma incoerência com esta minha linha de pensamento?
Há uma coisa de que me orgulho de ser mesmo coerente, é o facto de ser um espírito livre e não deixar que me privem de pensar como penso. Sou complexa, é certo, mas quem me conhece verdadeiramente sabe que o que eu procuro é amizades sem qualquer interesse e em que a harmonia contagie todos quanto me rodeiam sem qualquer esforço.

Sou uma lírica, eu sei! Se isso é ser incoerente então eu sou.

Mas o que é preciso é ser coerente, de preferência com nós próprios e com os que queremos ver bem.

1 comentário: