domingo, 4 de outubro de 2009

Loucura vs Inteligência


Quando tive conhecimento do falecimento de uma Sra. que apesar de louca eu admirava, fiquei triste.
Não propriamente pela sua morte, acredito que tenha ido para um plano mais feliz onde será bem mais compreendida, mas pelo estado como acabou os seus dias, completamente auto-destruída.
A esquizofrenia é uma doença estúpida.
Pouco sei dessa doença, apenas o que vivenciei junto dessa Sra. e de algumas outras que julgo sofrerem do mesmo sem que alguma vez lhes tenha sido diagnosticada a dita maleita. Mas o que vi e ouvi daquela Sra. bastou-me para me questionar se pelo menos em algumas pessoas a inteligência em demasia não se torna prejudicial, elas são tão inteligentes, tão cultas, que acabam por provocar curto-circuitos nos neurónios, sei lá, confusões mentais e tornam-se loucas...ou será que é por serem já loucas que são tão complexamente inteligentes?
Será que é a inteligência que leva á loucura ou a loucura que leva á inteligência?

1 comentário:

  1. Eu não me considero estúpido. Já estive internado 3 vezes, gosto de literatura, sou misantropo e misógino.

    ResponderEliminar