sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Doença Bipolar

A perturbação bipolar, também chamada “maníaco-depressiva”, é uma doença psiquiátrica. Não tem cura mas pode ser controlada através de medicação adequada e apoio psicológico, médico e familiar. Pessoas excêntricas e cativantes, os doentes bipolares passam por períodos de grande energia e criatividade. Só que estas fases positivas rapidamente dão lugar a estados de irritabilidade ou depressões. Sem tratamento, as crises tornam-se mais frequentes e podem trazem outras complicações. Aspectos a reter:



Nas crises de mania, os pacientes podem passar por um período expansivo ou irritável e terem actividades intensas já que as necessidades de sono diminuem também sem que o doente sofra de fadiga;Alguns doentes passam também por fases de hipomania (mais ligeiras que as de mania) e mantêm-se capazes e sem delírios. Nesta fase é comum pararem com a medicação ao que se segue uma crise de mania ou depressão.

Mas atenção que poderá confundir alguns destes sintomas com outras doenças como a esquizofrenia. Para identificar o problema convenientemente consulte o médico e saiba o que se segue.


Artigo retirado da revista Deco Pro Test

Sem comentários:

Enviar um comentário