quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

felicidade

“Felicidade
É uma cidade pequenina
Uma casinha, uma roçinha
É um lugar que se ilumina
Quando a gente faz amor…”

Este é um pedaço de uma musica brasileira que define uma forma de felicidade, a felicidade pelo amor.
Bonito, não é?!
Há muitas definições de felicidade e em cada caso, cada vida, cada pessoa, um conceito diferente. E por vezes dou comigo a pensar no que é realmente a dita felicidade. Pois o conceito “felicidade” é muito subjectivo.
Se nos países desenvolvidos é cada vez mais difícil ser-se feliz e onde cada vez mais proliferam as doenças psiquiátricas devido aos problemas existenciais. Cada vez menos se sabe o que se quer da vida. Quanto mais se tem, mais se quer… Nos países subdesenvolvidos luta-se pela sobrevivência. Não há tempo para pensar em mais nada senão na vida. Viver! Fazer viver!
A falta de tudo, de meios na saúde bem como em tantas outras áreas desperta ao instinto de sobrevivência.
Digo muitas vezes que a ignorância e a felicidade caminham sempre de mãos dadas. Isto porque chego a conclusão que os povos que vivem na obscuridade, longe do progresso, sem educação, sem novas tecnologias, que vivem muito próximos da natureza , da mãe, do principio da humanidade, longe do dinheiro e das pressões das massas, são definitivamente muito mais felizes.
Depressões e doenças associadas são a praga dos países “desenvolvidos” onde já não se sabe lutar pela vida mas sim lutar contra ela.
Pensando bem, nós somos muito felizes, só não damos o real valor ao bem que temos… Portanto, "Façam favor de ser felizes".

Feliz "2010

1 comentário: