terça-feira, 29 de setembro de 2009

Os direitos Humanos


A uns meses atrás andei a coleccionar pacotes de açúcar da Delta cafés. Vinham lembrar-nos dos direitos humanos e eu achei muito interessante.
Dos que consegui guardar vou publicar e comentar:

* Ninguém pode sofrer intromissões sem razão na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. (pois isto é o que mais acontece! O que mais falta aí é gente a intrometer-se nas nossas vidas e a violar a nossa privacidade!)

* Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação. (Pois claro, era o que mais faltava!)

* Toda a pessoa tem o direito a propriedade. (lol, de preferência uma das grandes no Alentejo)

* Toda a pessoa tem o direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar a si e a sua família a saúde e o bem-estar. (então e porque é que nem todos temos isso?)

* Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. (É mesmo isso que vemos todos os dias, não é? :P)

* Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade e participar activamente no progresso científico. (isso se nos deixassem!)

* Toda a pessoa acusada presume-se inocente até que a sua culpa fique legalmente provada. (pena que a justiça seja tão lenta)

* Todos têm direito, sem descriminação alguma, a salário igual por trabalho igual. (lol, lol, é mesmo assim que acontece, não é?)

* Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social. (Yah! Vê-se!)

* Toda a pessoa tem o direito a abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.•
* Toda a pessoa sujeita a perseguição tem direito de procurar asilo noutros países.

* Toda a pessoa tem direito de circular livremente e escolher a sua residência no interior de um estado. (se me deixassem!!!)

* Todos têm direito de casar e constituir família. No casamento ambos os cônjuges têm direitos iguais. (Pois, Pois, Pois!)

* Toda a pessoa tem direito de acesso, em condições de igualdade, às funções públicas do país. (De preferência se tiver padrinhos, claro!)

* Os pais têm direito a escolher o tipo de educação que querem dar aos filhos. (então porque é que os outros se metem tanto?)

* Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, sem distinção alguma. (Direitos do Homem, pois! Não da mulher!:(!)

* Nenhuma sociedade, nenhum ser humano, em nenhuma parte do mundo, pode permitir-se destruir os direitos descritos na Declaração Universal dos direitos do homem. (Pois claro! Mas isso não acontece)


Pena que todos estes direitos não passem de utopias, não saiam do papel, porque a nossa realidade, infelizmente é outra: Olho por olho, dente por dente!

Sem comentários:

Enviar um comentário